Cabe destacar que não há um modelo melhor para se elaborar a declaração de Imposto de Renda, mas sim o modelo mais indicado para cada perfil de contribuinte.
Para sabermos qual modelo de declaração utilizar, devemos conhecer também os perfis de cada contribuinte e assim definir o que mais se adequa. Vejamos:
🟢 Modelo Simplificado
O modelo simplificado é a melhor opção para os contribuintes que possuem poucas despesas dedutíveis, ou seja, que não possuem gastos regulares com despesas que podem ser subtraídas do imposto devido ou aumentar o valor restituído.
Isso porque quando o contribuinte opta pelo modelo simplificado da declaração do Imposto de Renda, ele opta, também, por um desconto padrão de 20% sobre o montante de todos os rendimentos tributáveis recebidos no ano-calendário da declaração.
É preciso ficar atento pois existe um valor máximo para este desconto.
🟢 Modelo Completo
O modelo completo, por outro lado, é a melhor opção para os contribuintes que possuem um número significativo de despesas dedutíveis. Nesse caso, esse é o modelo mais indicado, pois as deduções podem chegar a um valor mais expressivo que o desconto padrão oferecido pelo modelo simplificado.
💰💰💰 E aí? Qual o modelo mais indicado para o seu perfil?
Precisa de ajuda para avaliar esse processo? Conte com a Help Doctor!
Curta, compartilhe e comente, assim podemos construir uma parceira que visa o crescimento e a maximização de resultados.
Para mais informações, entre em contato conosco:
corporativo@helpdoctorconsultoria.com.br
Fone: (41) 3779-4299 ou WhatsApp: (41) 99531-2416