O que é?
O Carnê-Leão é um recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou do exterior.
Estes pagamentos são, geralmente por aluguel, pensão alimentícia ou trabalhadores sem carteira assinada, como autônomos e profissionais liberais.
Quem está obrigado?
Pessoas físicas que recebem mais de R$ 1.903,98 por mês, sem retenção na fonte, são obrigadas a declarar essa renda através do carnê-Leão.
Com o preenchimento da declaração é possível fazer o cálculo do imposto devido, levando em conta as alíquotas do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) vigentes. Cabe ressaltar, que o pagamento do imposto gerado no carnê-leão, deve ser realizado até o último dia útil do mês seguinte ao da competência da receita.
Recomendamos que mesmo não havendo imposto a ser pago em determinado mês, o contribuinte mantenha a declaração preenchida.
Possibilidade de dedução
No caso de profissionais liberais, há possibilidade de informar os gastos necessários para realizar suas atividades, como:
✅ Aluguel, condomínio e IPTU;
✅ Água, luz, telefone e internet;
✅ Despesas com empregados, (remuneração, INSS e FGTS);
✅ Materiais de escritório;
✅ Honorários de serviços.
Precisa de ajuda para avaliar esse processo? Conte com a Help Doctor!
Curta, compartilhe e comente, assim podemos construir uma parceira que visa o crescimento e a maximização de resultados.
Para mais informações, entre em contato conosco:
corporativo@helpdoctorconsultoria.com.br
Fone: (41) 3779-4299 ou WhatsApp: (41) 99531-2416